Twitter / Osklen

Pesquisar este blog

domingo, 4 de abril de 2010

BIOGRAFIA


Oskar Metsavaht nasceu em 1961 em Caxias do Sul (Rio Grande do Sul), Brasil, e estudou medicina no Rio de Janeiro, cidade que escolheu para viver e onde trabalhou por mais de 10 anos como médico do Hospital São Francisco de Assis, na UFRJ.


Em 1986 desenvolveu um casaco especialmente para uma expedição feita ao Monte Aconcágua, expedição na qual era o médico responsável na equipe. Neste mesmo ano se tornou o primeiro brasileiro a escalar o Mont Blanc, a montanha mais alta da região dos Alpes, na europa ocidental e na união europeia.




Depois partiu para uma especialização em Medicina do Esporte, no Hospital Pitié-Salpetrière, em Paris. Com amigos envolvidos na alta costura européia, acompanhou os desfiles da semana de moda de Paris e retornou ao Brasil, com a idéia de investir em moda, com o conhecimento e experiência adquiridos, testou os vários materiais em suas peças. Podemos dizer que foi daí, que surgiu a OSKLEN, uma Sportwear Brasileira com qualidade internacional. Ele é membro do conselho de ONGs de Proteção ao Meio Ambiente e também signatário da Carta da Terra ( http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html ).


Em 1989 abre sua primeira loja, em Búzios (RJ), e com as palavras do mesmo : “ Quem apostaria em um médico abrindo uma loja de roupas de neve em Búzios...”


Em 1991, no Shopping Fashion Mall, é inaugurada a primeira loja carioca que acompanha as tendências internacionais dos anos 90 de esportes de ação e aventura, ou seja, começa o conceito MODA de sua marca. O Snowboard passa a fazer parte do dia-a-dia da marca. No ano seguinte já acontesce o primeiro desfile da Osklen que foi realizado no Copacabana Palace, e ganha o prêmio Rio Sul de Moda, na categoria “Sportswear”, superando grandes marcas já a muito consagradas.


Em 1995, já apaixonado por Snowboard, realiza uma expedição ao Vulcão Pucón, no Chile, junto com seu irmão Leonardo Metsavaht. Esta é primeira etapa da Trilogia Surfing the Mountais, projeto em que os irmãos vão às melhores montanhas do mundo para a prática do esporte.


E em 1997 ele cria a agência Terras de Aventuras e começa a produzir e dirigir seus próprios filmes e documentários. Também neste ano em parceria com a Chysler Brasil, desenvolve o Jeep Cherokee Osklen Series em duas versões: o modelo Adventure, para esportes de montanha e o Boarding, para os de praia. Dois anos depois, continuando a Trilogia Surfing the Moutains, é realizada sua segunda etapa, esta nas montanhas Chugach, que dá origem ao documentário Alaska – Surfing the Moutain. A OSKLEN foi matéria no programa inglês Fashion File, de TIM Blanks; sendo apontado como uma das melhores grifes do Brasil e com maior potencial.

Em junho de 2002, Oskar, junto com biólogos e ambientalistas, lançou o movimento e-brigede, de conscientização ambiental e passa a desenvolver as linhas de produtos e-brigede.


Oskar é convidado para apadrinhar o lançamento do tênis Amigos da Escola, uma ação da Rede Globo.
Ainda em 2003, é nomeado diretor da Associação de Empreendedores Amigos da UNESCO. Em parceria com a organização, uma camiseta celebrando a Década Internacional do Programa de Cultura de Paz e Não-Violência (de 2001 a 2010) e ganha o prêmio “Faz a diferença”, pelo jornal O Globo. Em parceria com a Sony, lança o primeiro CD – Brasilian lounge 2003.

Oskar Metsavaht é tambem membro do Grupo Moda Brasil da FIRJAN e palestrante do Tema “moda sem fronteiras” em Faculdades pelo Brasil. É Cônsul Honorário da República da Estônia no Rio de Janeiro. Em 2004 é convidado pela H. Stern para criar uma linha de relógios, a Sfera Arpoador. Em 2005 lança dois modelos de camisetas para a campanha “Câncer de Mama no Alvo da Moda”. E no ano seguinte conclui a trilogia Surfing The mountains, nas montanhas do Himalaia, e essa expedição serve de inspiração para sua coleção de inverno 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário